Questão 1
É comum observar bromélias e orquídeas sobre as árvores tentando conseguir um local para viver e luz para a sua sobrevivência. Essas plantas realizam com as árvores uma relação ecológica denominada:
a) Mutualismo.
b) Protocooperação.
c) Inquilinismo.
d) Parasitismo.
e) Herbivoria.
Questão 2
O mutualismo facultativo, também chamado de protocooperação, é uma relação ecológica em que indivíduos de espécies diferentes interagem e ambos se beneficiam da interação. Entretanto, nesse tipo de relação, uma espécie pode viver isolada da outra. Entre os exemplos a seguir, marque a alternativa que indica um exemplo de mutualismo facultativo.
a) Bromélias e árvores altas.
b) Caranguejo-eremita e anêmona-do-mar.
c) Cachorro e carrapato.
d) Fungos e algas (líquens).
e) Leão e zebra.
Questão 3
Entre as relações interespecíficas citadas a seguir, marque a alternativa que indica corretamente a única relação desarmônica.
a) Protocooperação.
b) Inquilinismo.
c) Comensalismo.
d) Herbivoria.
e) Mutualismo.
Questão 4
(Uece) Considere a afirmação abaixo:
“Micorriza é uma associação entre certos fungos presentes no solo e nas raízes das plantas. Nesta relação, o vegetal fornece matéria orgânica para a sobrevivência dos fungos e estes absorvem nutrientes minerais e água, transferindo-os para as raízes da planta”.
Estamos nos referindo a um exemplo de:
a) Mutualismo.
b) Comensalismo.
c) Inquilinismo.
d) Protocooperação.
Questão 5
(UFSM- RS) Quem pratica esportes muitas vezes não avalia os avanços tecnológicos que carrega em seu "uniforme de trabalho". Em calçados como o tênis, há o cuidado com o uso de materiais redutores da transpiração. Tudo para prevenir as micoses, geralmente causadas por fungos que se aproveitam do calor e umidade dos pés para obter abrigo e "saborear" a queratina das unhas, pele e pelos.
Revista "Saúde", Janeiro de 2002, p. 105 (adaptado)
Os fungos causadores de micoses, ao buscar abrigo e alimento nos pés dos atletas, causando danos ao organismo, exercem um tipo de associação conhecido por
a) mutualismo.
b) inquilinismo.
c) parasitismo.
d) comensalismo.
e) predatismo.
Resposta Questão 1
Alternativa “c”. O inquilinismo é uma relação onde uma espécie vive sobre a outra ou em seu interior, porém não causa nenhum prejuízo.
Resposta Questão 2
Alternativa “b”. A relação entre o caranguejo-eremita e a anêmona-do-mar é um exemplo de mutualismo facultativo. O caranguejo fornece transporte para a anêmona, e esta lhe garante proteção.
Resposta Questão 3
Alternativa “d”. Dentre as relações citadas acima, a única relação desarmônica é a herbivoria, pois o vegetal serve de alimento para um herbívoro.
Resposta Questão 4
Alternativa “a”. Micorrizas são exemplos de mutualismo obrigatório, em que ambos os envolvidos são beneficiados.
Resposta Questão 5
Alternativa “c”. O exemplo da questão é de parasitismo, pois o parasita (fungo) alimenta-se do hospedeiro, causando-lhe prejuízo à saúde.