Questão 1
Os peixes ósseos, como o nome sugere, possuem seu esqueleto formado por ossos. Entre os peixes abaixo, marque o único que não pode receber essa denominação.
a) Sardinha.
b) Cavalo-marinho.
c) Salmão.
d) Tubarão.
e) Peixe-palhaço.
Questão 2
Algumas características são fundamentais para ajudar na diferenciação de um peixe ósseo de um cartilaginoso. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente uma característica presente em um peixe ósseo.
a) Brânquias expostas.
b) Escamas de origem dérmica e epidérmica.
c) Boca ventral.
d) Fecundação interna.
e) Bexiga natatória.
Questão 3
A maioria dos peixes ósseos possui um desenvolvimento indireto com a presença de larvas. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa larva.
a) Girino.
b) Trocófora.
c) Alevino.
d) Lampreia
e) Opérculo.
Questão 4
Nos peixes ósseos, as fendas branquiais são recobertas por uma placa característica que está localizada lateralmente e é denominada de:
a) Clásper.
b) Opérculo.
c) Brânquias.
d) Esterno.
e) Escamas.
Questão 5
(Uni-Rio-RJ) Um grupo de estudantes, ao excursionar pela Amazônia, deparou com um peixe (piramboia) praticamente imobilizado numa área lamacenta. Curiosos, aproximaram-se e perceberam que, embora as condições fossem bastante adversas, o animal, mesmo que muito lentamente, continuava a respirar. Tal possibilidade, eles investigaram posteriormente, deve-se nesses animais (dipnoicos) à presença de:
a) Linha lateral.
b) Urópode.
c) Bexiga natatória.
d) Telso.
e) Válvula espiral.
Resposta Questão 1
Alternativa “d”. O tubarão é um peixe que apresenta esqueleto cartilaginoso e, portanto, é considerado um peixe cartilaginoso.
Resposta Questão 2
Alternativa “e”. A presença de bexiga natatória é uma característica encontrada apenas em peixes ósseos e auxilia no processo de flutuação do peixe.
Resposta Questão 4
Alternativa “b”. A placa óssea que recobre as brânquias dos peixes ósseos é denominada de opérculo.
Resposta Questão 5
Alternativa “c”. A bexiga natatória, além de auxiliar na flutuação, ajuda na respiração dos peixes denominados dipnoicos.