Questão 1
Os testículos são órgãos encontrados no corpo masculino. Analise as alternativas a seguir e marque aquela em que encontramos apenas funções atribuídas a esse órgão.
a) Produção dos espermatozoides e secreção de progesterona.
b) Produção de testosterona e LH.
c) Produção de ovócitos e espermatozoides.
d) Produção de testosterona e espermatozoides.
e) Produção de testosterona e ovócitos.
Questão 2
Os testículos permanecem no interior da cavidade abdominal até por volta do sétimo mês de gestação. Após esse período, o testículo desce e é encontrado no interior do saco escrotal. Algumas vezes, no entanto, o testículo permanece no interior da cavidade abdominal e ocorre um problema conhecido como:
a) testiculite.
b) varicocele.
c) orquite.
d) criptorquidia.
e) hidrocele.
Questão 3
A testosterona é uma hormônio relacionado, entre outras funções, com o amadurecimento sexual do homem. Esse hormônio é produzido nos testículos, mais precisamente nas células:
a) de Langerhans.
b) de Nerkel.
c) de Leydig.
d) de Sertoli.
e) de Kupffer.
Questão 4
Analise as alternativas e indique o nome da etapa final da espermatogênese, em que as espermátides sofrem modificações e tornam-se espermatozoides.
a) Espermiogênese.
b) Espermatogônias.
c) Espermatogenização.
d) Espermatação.
e) Espermiotação.
Resposta Questão 1
Alternativa “d”. Os espermatozoides são produzidos nos testículos, mais precisamente nos túbulos seminíferos. Já a testosterona, que também é produzida no testículo, é sintetizada pelas células intersticiais de Leydig.
Resposta Questão 2
Alternativa “d”. A criptorquidia é uma condição médica em que há uma falha na descida do testículo para o saco escrotal.
Resposta Questão 3
Alternativa “c”. As células responsáveis por produzir testosterona são as células intersticiais de Leydig, as quais se encontram entre os túbulos seminíferos dos testículos.
Resposta Questão 4
Alternativa “a”. A espermiogênese é a etapa em que a espermátide sofre modificações e transforma-se em espermatozoides, passando a apresentar cabeça e flagelo.