Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre intestino delgado

Com estes exercícios sobre intestino delgado, você testará seus conhecimentos sobre esse órgão que é responsável por grande parte do processo de digestão dos alimentos.

Questão 1

O intestino delgado é um longo tubo encontrado no sistema digestório que é responsável principalmente, por absorver nutrientes da nossa alimentação. Sobre essa parte do sistema digestório, marque a alternativa que indica corretamente o nome das três porções do intestino delgado:

a) duodeno, reto e ânus.

b) jejuno, íleo e duodeno.

c) cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e reto.

d) cólon transverso, jejuno e íleo.

e) duodeno, cólon ascendente e reto.

Questão 2

Na primeira porção do intestino delgado, denominada de duodeno, percebe-se que enzimas degradam peptídios, polissacarídeos e também ocorre a emulsificação de gorduras. Isso ocorre porque nesse local desembocam ductos que liberam

a) bile e suco gástrico.

b) suco pancreático e suco gástrico.

c) suco entérico e bile.

d) pepsina e ptialina.

e) suco pancreático e bile.

Questão 3

No intestino delgado, observa-se a presença de glândulas que produzem uma secreção rica em bicarbonato que diminui a acidez do quimo e, consequentemente, ajuda na ação das enzimas presentes no suco pancreático. Essas glândulas são chamadas de:

a) Células caliciformes.

b) Glândulas de Brunner.

c) Glândulas de Peyer.

d) Glândulas de Lieberkühn.

e) Glândula delgada.

Questão 4

(UECE) A maior parte dos alimentos, ao ser ingerida, encontra-se em uma forma física ou química inadequada para que seus nutrientes possam chegar às células do organismo. Dá-se o nome de digestão ao processo pelo qual os alimentos são degradados para que possam atravessar a mucosa intestinal, atingir a corrente sanguínea e alcançar as células. Qual dos conjuntos de substâncias listados a seguir participa da digestão no intestino delgado?

a) bile, suco gástrico, suco pancreático;

b) suco gástrico, suco entérico, saliva;

c) saliva, suco entérico, bile;

d) suco pancreático, suco entérico, bile.

Questão 5

(Fuvest) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?

a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.

b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.

d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois, tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. O intestino delgado é formado por três regiões básicas: duodeno (porção superior), jejuno (intermediário) e íleo (porção final).

Resposta Questão 2

Alternativa “e”. A bile e o suco pancreático são lançados no duodeno, sendo nessa região, portanto, que alguns produtos são degradados e a gordura é emulsificada.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. As Glândulas de Brunner produzem uma secreção alcalina que diminui a acidez do quimo, protegendo o intestino do suco gástrico, além de tornar o ambiente propício para a ação das enzimas do intestino.

Resposta Questão 4

Alternativa “d”. No intestino delgado, o quimo sofre a ação do suco pancreático, produzido no pâncreas; suco entérico, produzido no próprio intestino; e bile, que é produzida pelo fígado.

Resposta Questão 5

Alternativa “a”. É no intestino delgado que ocorre a maior parte da digestão. Os principais processos ocorrem na porção inicial, que é denominada de duodeno. No intestino grosso, ocorrerá principalmente a absorção de sais e água, dando a consistência adequada às fezes.


Leia o artigo