Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre desvios posturais

Com estes exercícios sobre desvios posturais, você testará seus conhecimentos sobre os principais problemas posturais e as suas causas.

Questão 1

Os desvios posturais ocorrem por causa de alterações nas curvaturas normais da nossa coluna. Entre os fatores descritos a seguir, marque o único que não está relacionado com o agravamento desse problema:

a) Postura inadequada na sala de aula.

b) Dormir em colchão muito duro.

c) Curvar-se para limpar a casa.

d) Deitar-se de lado para dormir.

e) Carregar mochila pesada.

Questão 2

Quando não cuidamos da nossa postura, podemos provocar alterações em nossa musculatura que desencadeiam desvios posturais. Como é chamado o desvio lateral do plano frontal do corpo?

a) Osteoporose.

b) Hiperlordose.

c) Hipercifose.

d) Escoliose.

Questão 3

Os desvios posturais estão muito associados à má postura e hábitos inadequados durante a vida, como sentar e dormir de maneira inadequada. Assinale o nome correto do desvio postural causado pelo aumento da curvatura lombar da coluna.

a) Osteoporose.

b) Hiperlordose.

c) Hipercifose.

d) Escoliose.

Questão 4

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome do desvio postural que dá o aspecto de corcundice à pessoa que o possui.

a) Osteoporose.

b) Hiperlordose.

c) Hipercifose.

d) Escoliose.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. A posição mais recomendada para dormir é de lado ou de barriga para cima, tentando sempre manter a coluna alinhada.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. A escoliose caracteriza-se por uma curvatura lateral da coluna vertebral quando vista no plano frontal.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Dá-se o nome de hiperlordose ao aumento da curvatura lombar da coluna. Esse desvio pode causar dores quando a pessoa fica muito tempo em pé e ao praticar atividades que causam a extensão da coluna lombar.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”. A hipercifose é um desvio postural causado pelo aumento da curvatura torácica do paciente.


Leia o artigo