Questão 1
Deriva genética é um dos mecanismos da evolução. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor define esse mecanismo.
a) Mudanças no DNA que ocorrem para garantir a adaptação.
b) Alterações na frequência de migração dos indivíduos de uma população.
c) Seleção do organismo mais apto a viver em uma área.
d) Alterações na frequência alélica, que ocorre de maneira totalmente aleatória.
e) Alterações nos fenótipos de indivíduos de uma população.
Questão 2
A deriva genética atua, principalmente, em populações pequenas e pode ocorrer de duas formas. Uma delas acontece quando o tamanho da população é reduzido de maneira drástica de uma geração para outra. Essa forma é conhecida como:
a) Seleção natural
b) Mutação
c) Efeito gargalo
d) Efeito fundador
e) Simpatria
Questão 3
A deriva genética pode acontecer quando uma nova população é estabelecida a partir de poucos indivíduos. Esse caso é conhecido como:
a) Seleção natural
b) Mutação
c) Efeito gargalo
d) Efeito fundador
e) Simpatria
Questão 4
(ACAFE) Os principais fatores evolutivos que afetam o equilíbrio gênico de uma população mendeliana são: mutação, seleção natural, migração e deriva gênica. Os fatores que contribuem para o aumento da variabilidade genética de uma população são:
a) Mutação e migração
b) Migração e deriva genética
c) Deriva genética e seleção natural
d) Seleção natural e mutação
Resposta Questão 1
Alternativa “d”
A deriva genética acontece, principalmente, em pequenas populações e é definida como alterações aleatórias na frequência de alelos esperados em uma população.
Resposta Questão 2
Alternativa “c”
O efeito gargalo acontece quando uma população é reduzida de maneira drástica de uma geração para outra. Isso pode ocorrer, por exemplo, em decorrência de grandes catástrofes naturais que eliminam alguns indivíduos, alterando a frequência dos genes.
Resposta Questão 3
Alternativa “d”
No efeito fundador, poucos indivíduos de uma população inicial dão origem a uma nova população. Por ser formada por poucos indivíduos de uma população inicial, essa nova população apresenta pouca variação genética, favorecendo a fixação de um determinado alelo por deriva genética.
Resposta Questão 4
Alternativa “a”
A deriva genética não garante aumento da variabilidade genética. Na deriva, pode ocorrer a eliminação de alelos ou sua fixação. A mutação e a migração possibilitam uma maior variabilidade genética em decorrência do surgimento de novos genes e da mistura de material genético, respectivamente.