Exercícios sobre a Era Vargas
em 26/10/2021 10:37
Clique aqui e teste os seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre a Era Vargas, período em que o Brasil foi governado por Getúlio Vargas
Questão 1
(Omni – adaptada) Aponte algumas características do Estado Novo (1937-1945):
A) Houve maior abertura política, os meios de comunicação puderam se desenvolver com liberdade e os trabalhadores desenvolveram um papel importante na estruturação das leis do país.
B) Foi um período marcado pela democracia, pelo baixo investimento nas indústrias e pela baixa nos preços das principais mercadorias produzidas no período.
C) Priorizou-se a exportação do café, houve incentivo à cultura, e diversos partidos políticos foram criados com a intenção de aumentar a representatividade da população geral na política brasileira.
D) Os partidos políticos foram extintos, os sindicatos trabalhistas foram subordinados ao então presidente Getúlio Vargas, foram criados órgãos de censura de forma a controlar a opinião pública.
E) Nenhuma das alternativas acima.
Questão 2
(Nucepe)
Em novembro de 1937, instaura-se no país um regime político que afirma inaugurar uma experiência única na história do Brasil. Assim, o Estado Novo, ou o novo Estado Nacional, procura articular uma política ideológica que assinale toda a grandeza de sua inovação e que legitime seu formato político-institucional perante todos os atores relevantes do sistema. Com este objetivo, mobiliza uma série de recursos específicos que asseguram a produção e a divulgação de um certo conjunto de ideias que conforma o seu projeto político [...].
(GOMES, Angela Maria de Castro. O redescobrimento do Brasil. p.109-150. In.: OLIVEIRA, Lucia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado Novo – ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 1982. p.109).
O texto de Ângela Maria de Castro Gomes trata da organização do Estado Novo, durante a Era Vargas. São aspectos dessa estrutura
A) uma doutrina ideológica oficial compacta, suficiente para afastar as diversidades que poderiam pôr em risco o projeto de Estado, oriunda de uma elite que pensava de forma homogênea as bases de desenvolvimento do País.
B) a presença de uma poderosa agência, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), cuja função era controlar os ecléticos instrumentos necessários à construção de um projeto ideológico dominante.
C) o estabelecimento de uma política de aliança, entre as oligarquias regionais e o governo central, com o propósito de anular as conquistas obtidas no campo dos direitos trabalhistas, no curso da crise da Primeira República.
D) a montagem de uma engrenagem de informação e conhecimentos, produzida harmoniosamente entre imprensa e intelectuais ligados ao regime, colocada em funcionamento para uma difusão sistemática da ideologia oficial.
E) a criação de grandes ministérios, a exemplo do Ministério da Educação e Saúde Pública e o do Trabalho Indústria e Comércio, ambos com ações que visavam a alcançar igualmente a população urbana e rural brasileira, reduzindo as distâncias entre esses setores.
Questão 3
(Ieses – adaptada) Em 1932, Getúlio Vargas instituiu um Código Eleitoral que introduzia, entre outras medidas, o:
A) Voto nulo.
B) Voto aberto.
C) Voto feminino.
D) Voto de cabresto.
E) Nenhuma das alternativas acima.
Questão 4
(Ameosc – adaptada) A Ação Integralista Brasileira – AIB defendia princípios políticos que ia ao encontro dos preceitos políticos:
A) Do fascismo de Mussolini com seus ideais totalitários.
B) Do nazismo de Adolf Hitler, que estava sendo introduzido aos poucos na Alemanha.
C) Aos princípios autoritários e ditatoriais do governo franquista espanhol.
D) Aos valores conservadores e democráticos defendidos por Winston Churchill.
E) Nenhuma das alternativas acima.
Questão 5
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma revolta que se iniciou em qual estado brasileiro?
A) Minas Gerais
B) Rio de Janeiro
C) Rio Grande do Sul
D) Pernambuco
E) São Paulo
Questão 6
Quem foi presidente de honra da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e preso político de Getúlio Vargas durante o Estado Novo?
A) Luís Carlos Prestes
B) Carlos Marighella
C) Carlos Lacerda
D) João Goulart
E) Tancredo Neves
Questão 7
Depois da deposição de Getúlio Vargas, quem foi eleito como presidente para sucedê-lo?
A) Eurico Gaspar Dutra
B) Eduardo Gomes
C) João Goulart
D) Iedo Fiúza
E) Juscelino Kubitschek
Questão 8
Getúlio Vargas era um político oriundo da oligarquia de qual estado?
A) Rio de Janeiro
B) São Paulo
C) Minas Gerais
D) Rio Grande do Sul
E) Santa Catarina
Questão 9
Qual acontecimento permitiu que Getúlio Vargas assumisse a presidência do Brasil?
A) Revolta Paulista de 1924
B) Revolução Constitucionalista de 1932
C) Revolução de 1930
D) Intentona Comunista
E) Intentona Integralista
Questão 10
Um movimento espontâneo surgiu em 1945 exigindo a permanência de Vargas na presidência do Brasil. Estamos falando de qual movimento?
A) Movimento queremista
B) Partido Trabalhista
C) Movimento varguista
D) Movimento da preservação nacional
E) Nenhuma das alternativas acima
Questão 11
Em 1943, um documento foi publicado por intelectuais brasileiros exigindo o fim do Estado Novo e a democratização do Brasil. Que documento era?
A) Manifesto dos Coronéis
B) Carta do Povo Brasileiro
C) Manifesto dos Mineiros
D) Carta dos Liberais
E) Nenhuma das alternativas acima
Questão 12
Uma mudança de estratégia política de Vargas aconteceu entre 1942 e 1943 e deu origem a uma nova forma de fazer política no Brasil. Com isso, Vargas passou a priorizar:
A) a burguesia.
B) os trabalhadores.
C) os interesses estrangeiros.
D) os militares.
E) os socialistas.
Questão 13
(MPE-GO – adaptada) Durante a Era Vargas (1930-1945), o Brasil passou por profundas transformações políticas, econômicas e sociais. Nesse período, Getúlio Vargas adotou diferentes políticas para promover o desenvolvimento industrial e fortalecer seu poder no governo. Um dos marcos dessa época foi a criação de instituições e legislações voltadas para a organização do trabalho e o controle do movimento operário. Entre as ações do governo Vargas relacionadas ao tema, destaca-se a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943.
Diante desse contexto, qual das alternativas a seguir melhor expressa os objetivos centrais da CLT e as estratégias de Getúlio Vargas para manter o controle sobre as massas trabalhadoras?
A) A CLT tinha como principal objetivo garantir o controle do governo sobre os sindicatos, ao mesmo tempo em que oferecia benefícios mínimos aos trabalhadores para reduzir as tensões sociais e impedir a organização de movimentos sindicais independentes.
B) A CLT foi criada com o objetivo de eliminar a intervenção estatal nas relações de trabalho, permitindo aos trabalhadores maior liberdade para organizar sindicatos independentes, sem a influência do governo.
C) A Consolidação das Leis do Trabalho foi uma iniciativa exclusivamente voltada para atender as reivindicações do movimento operário, com o objetivo de fortalecer os sindicatos e promover a independência das classes trabalhadoras em relação ao governo.
D) A criação da CLT visava incentivar a livre negociação entre patrões e empregados, estabelecendo um regime de mercado livre sem a intervenção estatal nas questões trabalhistas e sem a regulamentação dos direitos dos trabalhadores.
E) Nenhuma das alternativas.
Questão 14
(Avança SP – adaptada) Analise as seguintes afirmações sobre o governo de Getúlio Vargas.
I. Vargas governou o Brasil em três diferentes fases: o Período Provisório, o Constitucional e o período do Estado Novo. Em todos eles, o nacionalismo foi uma característica central de sua liderança.
II. Vargas utilizava símbolos nacionais e eventos históricos para reforçar sua imagem como defensor dos interesses do Brasil e de seu povo.
III. Ele promoveu políticas que fortaleciam a indústria nacional e incentivavam a produção interna.
Com base nas afirmativas, estão corretas:
A) Apenas I.
B) Apenas II e III.
C) Apenas I e III.
D) Apenas III.
E) I, II e III.
Questão 15
(ADM&TEC – adaptada) Assinale a alternativa que contém determinações da Constituição de 1937 outorgada por Getúlio Vargas:
A) Extinção do departamento de imprensa e propaganda.
B) Vigência de dois anos para cada legislatura.
C) Estabelecia poder ao presidente para dissolver o congresso e expedir decretos-leis.
D) Permissão para criação de partidos políticos.
E) Realização de eleições presidenciais a cada dois anos.
Questão 16
(CNU) Em janeiro de 1931, Lamartine Babo lançou uma marchinha intitulada “Gê-gê”, uma referência ao novo governante brasileiro, Getúlio Vargas, que assumiu o comando da república após a Revolução de 1930. O refrão da música soletrava as letras do nome do presidente e transmitia uma lúdica sensação de intimidade aos milhares de brasileiros que escutavam a canção.
Essa sensação de intimidade da marchinha sintetiza o(a)
A) governo provisório, fase de transição da Era Vargas.
B) qualidade conciliadora de Vargas, um de seus trunfos políticos.
C) atuação de Vargas para ampliar benefícios trabalhistas.
D) imagem popular e de líder carismático construída por Getúlio.
E) característica centralizadora que marca a Era Vargas.
Questão 17
(CNU) Getúlio Vargas, figura de grande relevância para a história política brasileira, esteve no poder em dois importantes momentos: entre 1930 e 1945 e, em seguida, entre 1950 e 1954. Considerando esse amplo período e seus efeitos para estruturação dos direitos sociais e políticos em nosso país, Vargas
A) foi um exemplo raro de liderança política unanimemente reconhecida pelos mais diversos setores do país, visto que foi capaz de apaziguar as disputas entre os trabalhistas do PTB e as elites conservadoras do país, representadas pela UDN.
B) dedicou-se em seu governo, em especial entre 1930 e 1945, ao desenvolvimento e implementação de uma legislação trabalhista no Brasil, o que resultou na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943.
C) foi reconhecido como um grande defensor dos regimes democráticos, uma vez que ele chegou ao poder em 1930, em 1937 e em 1950 por via do voto universal.
D) articulou o apoio de diferentes estados brasileiros em nome de uma união nacional-desenvolvimentista, sendo São Paulo fundamental para a sustentação de seu governo nos primeiros anos da década de 1930.
E) contribuiu, de forma determinante, para a inserção do Brasil na economia mundial, em especial através da defesa da privatização e aquisição, pelo capital internacional, de importantes indústrias nacionais, como a Petrobrás e a Companhia Siderúrgica Nacional.
Questão 18
(Ivin) Em 1932, durante a Era Vargas, Plínio Salgado lançou, com outros intelectuais e políticos, seu Manifesto à Nação, no qual expunha os princípios do integralismo. Fundamentava-se, assim, o movimento político nacional que deu origem a Ação Integralista Brasileira (AIB), organização criada em 1934. O integralismo mostrava-se, em grande medida, influenciado pelo nazifascismo. Dentre as ações e os princípios defendidos pelo integralismo estão corretas, exceto:
A) O combate ao comunismo e ao liberalismo.
B) A restauração da monarquia.
C) O nacionalismo extremado.
D) A existência de um estado poderoso dirigido pelo chefe da nação.
E) A disciplina e hierarquia dentro da sociedade.
Questão 19
(BRB) Leia o texto abaixo e responda a alternativa correta a seguir
“Qualquer análise do Brasil pós-1930 tem que levar em conta o peso dos 15 anos do primeiro governo Vargas. A importância da figura de Getúlio Vargas; a ideia da necessidade de superação do atraso econômico e social brasileiro pelo desenvolvimento industrial, o autoritarismo com sua crítica feroz às instituições democráticas de relacionamento político (como os partidos, a independência entre os poderes e as eleições), são algumas das heranças que esse governo esforçou-se por legar à história brasileira. Mas a mais importante entre elas foi, sem dúvida, a proposta, difundida nos discursos dos dirigentes da época, de convivência harmônica entre trabalhadores e empresários, arbitrada por um Estado que seria, ainda segundo aqueles discursos, ao mesmo tempo regulador e protetor, apresentando-se como inventor da legislação social.”
MATTOS, Marcelo Badaró. Trabalhadores e sindicatos no Brasil. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009, p.61.
Sobre a Era Vargas, assinale a alternativa correta.
A) Com a proposta de criar uma nova ordem social, política e econômica para o Brasil, o Estado Novo Varguista caracterizava-se pelas apreço as liberdades coletivas e individuais, fazendo dos preceitos democráticos a plataforma de governo.
B) Durante a II Guerra Mundial, o Brasil contribuiu durante o conflito com a borracha oriunda do Nordeste brasileiro e o envio de milhares de soldados para a França. Entretanto, recebeu dos norte-americanos a tecnologia necessária para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
C) o período foi marcado pelo fim da política dos governadores, intensa efervescência social e a consolidação da aliança política das forças varguistas e o Partido Nazista Brasileiro.
D) durante a ditadura varguista, várias liberdades individuais e coletivas foram suspensas pelo governo. A censura foi instituída a partir do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) foi organizada em 1943.
E) Importante fornecedor de matéria prima, sobretudo borracha, o Brasil era um aliado estratégico para potências beligerantes, em especial após a formalização do apoio ao Eixo, liderado por URSS, Inglaterra e EUA
Questão 20
(Instituto JK – adaptada)
“Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. (...) E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.
(Carta Testamento de Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 23/08/54)
Sobre as últimas palavras proferidas pelo Presidente Vargas, podemos afirmar que:
A) Vargas denuncia que grupos ligados ao capital internacional se aliaram a grupos nacionais em uma campanha contra as propostas nacionalistas e trabalhistas varguista.
B) Os interesses das multinacionais era a defesa da Lei de Remessa de lucros para ampliar suas parcelas de lucros no Brasil.
C) As propostas de Vargas estiveram associadas a uma política econômica liberal que favorecia o capital internacional em detrimento dos interesses da burguesia nacional.
D) A principal oposição à política Varguista era a classe operária brasileira que vinha fazendo frente às propostas de arrocho salarial e perda de direitos trabalhistas.
E) A carta aponta que somente a UDN apoiou Vargas, enquanto o PTB estabeleceu oposição ferranha ao presidente.
Resposta - Questão 1
Alternativa D.
O Estado Novo foi o período ditatorial dos 15 anos de Era Vargas, e, nesse período, a existência de partidos políticos era proibida, os sindicatos ficaram sob o comando do próprio governo, e foi estabelecido o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para fazer a propaganda do governo e para impor a censura.
Resposta - Questão 2
Alternativa B.
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado, em 1939, por meio de um decreto-lei. O DIP possuía seis seções, cada qual com um raio de atuação específico, sendo que o objetivo geral desse órgão era realizar as propagandas oficiais do Estado Novo e a censura das informações.
Resposta - Questão 3
Alternativa C.
O Código Eleitoral de 1932 foi uma iniciativa do Governo Provisório, de Getúlio Vargas, como resposta aos críticos de sua administração. Nesse código, grandes mudanças no sistema eleitoral brasileiro foram realizadas, e, por meio dele, estabeleceu-se o direito das mulheres de votarem.
Resposta - Questão 4
Alternativa A.
A Ação Integralista Brasileira (AIB) era uma organização política que surgiu no Brasil em 1932, tendo como líder o jornalista Plínio Salgado. Essa organização inspirava-se no modelo político fascista italiano, liderado por Benito Mussolini.
Resposta - Questão 5
Alternativa E.
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento iniciado em São Paulo e foi a grande demonstração de insatisfação desse estado com o governo de Getúlio Vargas, no poder do Brasil desde novembro de 1930. Os paulistas reivindicavam a constitucionalização do regime estabelecido a partir de 1930. Essa revolução ocasionou uma guerra civil que durou poucos meses e se encerrou com a derrota paulista.
Resposta - Questão 6
Alternativa A.
Luís Carlos Prestes foi um revolucionário brasileiro nomeado presidente de honra da Aliança Nacional Libertadora (ANL), organização política de extrema-esquerda que se colocava como uma força de luta antifascista no Brasil. Foi preso em 1936 pelo seu envolvimento com a Intentona Comunista e libertado na anistia de 1945.
Resposta - Questão 7
Alternativa A.
Com a deposição de Vargas em outubro de 1945, foi organizada uma eleição presidencial que aconteceu em dezembro do mesmo ano. Nela, a população brasileira elegeu Eurico Gaspar Dutra, o candidato apoiado por Vargas, como presidente do Brasil. O governo de Dutra estendeu-se de 1946 a 1951.
Resposta - Questão 8
Alternativa D.
Getúlio Vargas ingressou na política brasileira durante a década de 1920, embora, desde a década de 1900, ele já tivesse proximidade com a política. Como era nascido em São Borja, no Rio Grande do Sul, ele fazia parte da oligarquia gaúcha.
Resposta - Questão 9
Alternativa C.
A Revolução de 1930 foi o acontecimento que possibilitou a ascensão de Vargas à presidência do Brasil. Ele havia disputado a eleição presidencial do mesmo ano, mas foi derrotado por Júlio Prestes. Sua derrota desencadeou, tempos depois, um levante militar que resultou na deposição do presidente Washington Luís.
Resposta - Questão 10
Alternativa A.
O queremismo surgiu em 1945 e foi uma reação espontânea e popular contra o movimento de deposição de Getúlio Vargas. Esse movimento estabeleceu-se nas classes trabalhadoras, que viam na permanência de Vargas a melhor maneira de manter os direitos trabalhistas conquistados por elas na década de 1940.
Resposta - Questão 11
Alternativa C.
O Manifesto dos Mineiros foi divulgado em outubro de 1943, e nesse documento a elite intelectual e econômica de Minas Gerais defendia o fim do Estado Novo e a democratização do Brasil. Os signatários da carta eram defensores do liberalismo. Esse documento foi enxergado como um desafio à censura imposta por Vargas no período.
Resposta - Questão 12
Alternativa B.
A mudança de estratégia política por parte de Getúlio Vargas deu-se no contexto da Segunda Guerra Mundial, quando ele percebeu que sua ditadura não teria vida longa. Com isso, Vargas procurou sustentar seu legado político na classe dos trabalhadores, e para isso desenvolveu uma grande legislação em benefício dela.
Resposta - Questão 13
Alternativa E.
De fato, os historiadores apontam que a Consolidação das Leis do Trabalho foi um documento estabelecido por Getúlio Vargas como forma de estender o controle do estadonovista sobre os sindicatos, limitando a organização e atuação destes.
Resposta - Questão 14
Alternativa E.
Todas as três afirmativas são verdadeiras, demonstrando periodização e características básicas do período que Getúlio Vargas esteve no poder. Em geral, o governo de Vargas foi nacionalista e personalista, buscou exaltar a figura do presidente e incentivou a industrialização do país.
Resposta - Questão 15
Alternativa C.
A Constituição de 1937 foi outorgada por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, com o Golpe do Estado Novo. Foi a quarta Constituição do Brasil, sendo conhecida por ser um documento com texto autoritário e que concedia amplos poderes ao presidente, entre eles, o direito de dissolver o Congresso Nacional e de governar a partir de decretos-lei.
Resposta - Questão 16
Alternativa D.
A sensação de intimidade da marchinha buscava reforçar a sensação de proximidade que Getúlio Vargas buscava construir com a população brasileira, reforçando sua personalidade como uma figura carismática.
Resposta - Questão 17
Alternativa B.
Getúlio Vargas investiu pesadamente no desenvolvimento de uma legislação trabalhista que permitisse que ele tivesse o controle dos sindicatos, conquistando o apoio dos trabalhadores por meio de uma legislação que os beneficiasse. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi uma das iniciativas nesse sentido.
Resposta - Questão 18
Alternativa B.
A Ação Integralista Brasil (AIB), ou simplesmente integralismo, foi um grupo político de extrema-direita que se manifestou com a influência do fascismo italiano no Brasil. Esse era um movimento radical, ultranacionalista, antissemita e que defendia a obediência cega ao líder. Não defendiam a restauração da monarquia.
Resposta - Questão 19
Alternativa D.
Novamente, destaca-se a importância da política trabalhista criada por Getúlio Vargas que deu origem à Consolidação das Leis do Trabalho e a outros direitos, como o salário mínimo. Além disso, durante o Estado Novo, estabeleceu-se um regime autoritário que determinou uma forte censura no país por meio do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
Resposta - Questão 20
Alternativa A.
A carta-testamento de Getúlio Vargas foi escrita pouco antes de seu suicídio, em 1954. Nesse documento Vargas expôs sua visão do que aconteceu durante o seu segundo governo e seu legado e denuncia que grupos internacionais uniram-se a grupos nacionais para destruir o projeto nacionalista que ele defendia.