Exercícios sobre setores da economia
em 08/08/2025 12:22
Acesse uma lista de exercícios sobre os setores da economia e teste os seus conhecimentos sobre como as atividades econômicas são categorizadas.
Questão 1
(UFSM) Os setores da economia são os segmentos em que podem ser divididas as atividades produtivas da sociedade. Com a expansão do mercado pet, muitos desses setores faturam bilhões. As atividades relacionadas, por exemplo, à indústria de remédios e à fabricação de sanitários, arranhadores e brinquedos pertencem ao setor ________________, enquanto a extração de matéria-prima para a fabricação desses produtos relaciona-se ao setor ________________. Já os serviços de clínicas, hospitais veterinários, agrolojas e lojas de conveniência pertencem ao setor ________________ da economia.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) terciário – primário – secundário
b) secundário – primário – terciário
c) secundário – terciário – primário
d) primário – secundário – terciário
e) terciário – secundário – primário
Questão 2
(Unilago) Os setores da economia se caracterizam como divisões das atividades econômicas que são desenvolvidas em um determinado país. Acerca dos setores da economia no Brasil, considere as afirmativas a seguir.
I. O setor primário compreende agricultura, pecuária e extrativismo tradicional.
II. O setor secundário é formado pelas indústrias.
III. O setor terciário abrange comércio e prestação de serviços.
IV. O setor terciário é composto pelo extrativismo e pelas indústrias.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Questão 3
(UEG) Na atual fase de desenvolvimento das economias ocidentais, o setor de prestação de serviços passa por uma rápida expansão, sendo hoje o responsável pela criação da maioria das vagas de emprego, sobretudo no comércio. Na classificação das atividades econômicas, a prestação de serviços situa-se dentro do setor:
a) primário.
b) terciário.
c) quaternário.
d) secundário.
Questão 4
(Fatec) A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) por setores de atividades econômicas (primário, secundário e terciário) pode fornecer dados interessantes sobre o desenvolvimento de um país. A distribuição não é uniforme e imutável, ela se altera, em função das especificidades econômicas e sociais de cada país.
No Brasil, a distribuição da PEA por setores de atividades mostra que:
a) a maior parte da PEA encontra-se no setor primário, evidenciando o caráter agroexportador da economia brasileira.
b) a PEA alocada no setor secundário ultrapassa os 50% do seu total, indicando que o Brasil é, efetivamente, um país industrializado.
c) o setor terciário, por concentrar atividades extrativistas e de mineração, vem se destacando como principal setor empregador do Brasil.
d) o setor terciário é onde se encontra a maior parte da PEA, revelando a crescente importância desse setor na economia brasileira.
e) o rápido processo de urbanização ocorrido a partir da segunda metade do século XX tornou o setor secundário o maior empregador brasileiro.
Questão 5
(Unesp) O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento no número absoluto de cidades, teve como uma de suas consequências
a) a terciarização da economia, que levou à absorção da população economicamente ativa dos setores primário e secundário.
b) a terceirização da gestão pública, que contribuiu para otimizar recursos ao restringir os cargos e os locais de atuação de profissionais.
c) o fim do setor secundário, que valorizou setores mais modernos da economia urbana.
d) a valorização do terceiro setor, que ampliou o papel do comércio para suprir as necessidades de consumo das populações.
e) o desenvolvimento de cidades globais, que contribuiu para a padronização de leis de uso e ocupação do solo, a fim de ampliar a circulação de pessoas.
Questão 6
(Unig) Os desníveis socioeconômicos, criados ao longo da evolução histórica, acabaram por dividir o mundo em blocos econômicos. Essas diferenças são refletidas na organização dos diversos setores da economia.
Com base nessa informação, pode-se concluir:
a) O setor primário, nos países desenvolvidos, é o “carro-chefe” da economia.
b) O setor secundário, tanto nos países centrais quanto nos periféricos, é o que mais absorve mão de obra.
c) O setor terciário, nos países periféricos, é hipertrofiado.
d) O setor terciário é o que absorve a menor parte da população ativa, em função do desenvolvimento tecnológico.
e) O desenvolvimento da economia informal, nos países periféricos, é decorrente do alto nível de desenvolvimento econômico.
Questão 7
(CPCON) As proposições abaixo tratam do comportamento dos setores de atividades na economia mundializada. Logo,
I - em virtude da mecanização do campo e da urbanização, a população ocupada no Setor Primário tende a diminuir a cada dia no mundo em transição;
II - o Setor Secundário, o grande empregador de mão de obra do século XX, vem passando por um processo de eliminação dessa força de trabalho, principalmente nas economias industrializadas que lideram a Terceira Revolução Industrial, em virtude da intensa automatização e robotização das tarefas;
III - na atual fase da evolução do capitalismo, o Setor Terciário dos países desenvolvidos assume importância relevante. Entre as atividades terciárias em grande expansão na economia globalizada estão as empresas de telecomunicações, de turismo, o setor de prestação de serviços diversificados e a crescente produção de softwares e da biotecnologia;
IV - nas economias subdesenvolvidas o Setor Terciário é qualitativamente igual ao das economias desenvolvidas. A cada dia diminui o número de subempregados, as pessoas já encontram com facilidade empregos condignos com salários razoáveis e fogem das atividades precárias para sobreviver.
a) apenas as proposições I e III.
b) apenas as proposições I e II.
c) apenas as proposições I e IV.
d) apenas as proposições I, II e III.
e) todas as proposições.
Questão 8
(Consulplan) O setor terciário é o setor da economia formado pelo comércio e pelos serviços, além de englobar também as comunicações, os serviços financeiros e o turismo, e tem experimentado um rápido crescimento tanto no Brasil quanto no mundo.
(Disponível em: //escolakids.uol.com.br. Acesso em: 03/2023)
A economia tem como um dos principais setores o terciário; sobre ele, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) É considerado importante para a manutenção da sociedade e o desenvolvimento econômico.
b) Tem característica pela troca de mercadorias, produtos e serviços, sendo eles de maneira direta ou indireta entre as pessoas.
c) É considerado, atualmente, como o principal setor da economia mundial; apesar de sua diversidade, na economia brasileira o seu crescimento é lento frente aos índices mundiais.
d) No setor terciário, suas atividades são de grande importância para o crescimento das demais áreas, sendo suas atividades complementares do circuito de produção dos setores primários ou secundários.
Questão 9
(IBFC) “[...] quanto maior é a participação do setor primário e secundário na economia, maior tende a ser a emissão de CO2 nos estados brasileiros” (MASSUNGA; MANGONI; DOLIVEIRA, 2022).
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma atividade do setor primário e uma do setor secundário da economia.
a) Produção de soja; indústria alimentícia.
b) Pecuária; extrativismo mineral.
c) Indústria metalúrgica; serviço de consultoria.
d) Comércio nas cidades; serviço de transporte.
e) Construção civil; indústria automobilística.
Questão 10
(MPE-GO) O Brasil possui uma economia diversificada, com destaque para os três setores principais: o setor primário (agricultura, pecuária e extração mineral), o setor secundário (indústria) e o setor terciário (comércio e serviços). Ao longo das últimas décadas, a economia brasileira passou por transformações significativas, com alterações na participação relativa de cada um desses setores no PIB e no mercado de trabalho.
Considerando as características dos setores da economia no Brasil e suas tendências de desenvolvimento, qual das alternativas a seguir descreve corretamente as dinâmicas atuais desses setores e suas implicações?
a) O setor primário continua a ser o maior responsável pela geração de empregos no Brasil, com predominância da agricultura familiar, enquanto o setor terciário permanece em segundo lugar, focado principalmente na exportação de produtos industrializados.
b) O setor secundário, especialmente a indústria de base e manufatura, tem experimentado um crescimento contínuo nos últimos anos, ultrapassando o setor terciário em termos de contribuição para o PIB nacional, graças à expansão das zonas industriais no interior do país.
c) O setor terciário, impulsionado pela expansão dos serviços, tecnologia da informação e comércio, tornou-se o principal responsável pelo PIB brasileiro, enquanto o setor primário, embora essencial para as exportações, ocupa uma menor proporção na composição da economia e na geração de empregos.
d) O setor primário tem se diversificado e assumido o protagonismo na economia brasileira, ultrapassando a participação do setor de serviços na composição do PIB.
Questão 11
(Unicentro) Dentre os três setores tradicionais da economia – primário, secundário e terciário – um deles é especialmente dependente de inovações tecnológicas. A economia mencionada refere-se à
a) agricultura de subsistência.
b) indústria, com a fabricação de maquinários, equipamentos e instrumentos de precisão.
c) pecuária desenvolvida na região Norte.
d) silvicultura.
e) produção de hortifrutigranjeiros.
Questão 12
(IFMT) No Brasil, nos últimos censos, constatou-se que o setor terciário ganhou participação em detrimento dos outros setores da economia. Assinale a alternativa que apresenta um dos fatores que contribuiu para o forte aumento da população no setor terciário:
a) Aumento da população no campo.
b) Automação industrial que contrata cada vez mais trabalhadores.
c) Expansão da urbanização, que demanda mais comércio e serviços.
d) O aparecimento de novas áreas extrativistas no campo.
e) A inserção da mulher no mercado de trabalho.
Resposta - Questão 1
Alternativa B.
As indústrias pertencem ao setor secundário da economia. Os materiais que são extraídos da natureza para serem usados como matéria-prima na indústria são oriundos do setor primário. Por último, a venda dos produtos e serviços, como o de hospitais e veterinários, constitui o setor terciário da economia.
Resposta - Questão 2
Alternativa D.
A única afirmativa incorreta é a IV. O extrativismo e as indústrias não pertencem ao setor terciário. Cada atividade pertence a um setor diferente da economia: enquanto o extrativismo integra o setor primário, as indústrias formam o setor secundário.
Resposta - Questão 3
Alternativa B.
A prestação de serviços é, como o nome indica, um tipo de serviço. Todos os serviços, juntamente do comércio, pertencem ao setor terciário da economia.
Resposta - Questão 4
Alternativa D.
O setor terciário da economia é aquele que absorve a maior parte da população economicamente ativa (PEA) do Brasil, reforçando o seu ganho de importância na economia e, principalmente, no desenvolvimento socioeconômico nacional.
Resposta - Questão 5
Alternativa A.
Com a urbanização crescente, o setor terciário da economia passou a alocar a maior parte dos trabalhadores das cidades, muitos dos quais atuavam no primário ou mesmo no secundário. Esse fenômeno é conhecido como terceirização da economia. Esse segmento da economia, entretanto, não apresentou, necessariamente, valorização maior do que a dos demais setores. Na realidade, todos eles atuam de maneira a suprir o consumo das populações urbanas.
Resposta - Questão 6
Alternativa C.
Considerando que países periféricos podem ser tanto os países emergentes quanto os subdesenvolvidos, tem-se observado a maior concentração de mão de obra no setor terciário da economia. Esse fato se deve a fatores como o crescimento do número de pessoas trabalhando na informalidade e em subempregos, além do desenvolvimento tecnológico em setores como o primário e secundário, que resultam na maior absorção da população ativa pelo setor terciário.
Resposta - Questão 7
Alternativa D.
Somente a proposição IV traz uma leitura incorreta sobre os setores da economia. O setor terciário não é igual nas economias desenvolvidas e subdesenvolvidas em termos qualitativos. O perfil dos serviços se altera, havendo maior concentração de subemprego e atividades precárias nas economias subdesenvolvidas. Além disso, há uma tendência cada vez maior de crescimento desse tipo de trabalho nos países com menor grau de desenvolvimento.
Resposta - Questão 8
Alternativa C.
É incorreto dizer que o setor terciário não apresenta crescimento no Brasil. Pelo contrário, esse segmento tem mostrado maior força no período recente, e hoje responde pela maior parcela do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Resposta - Questão 9
Alternativa A.
As demais alternativas não apresentam as atividades conforme pedidas pelo enunciado. Veja como as alternativas incorretas são compostas:
b) Ambas atividades do setor primário.
c) Setor secundário e setor terciário.
d) Ambas atividades do setor terciário.
e) Ambas atividades do setor secundário.
Resposta - Questão 10
Alternativa C.
Atualmente o setor terciário é o principal responsável pela composição do PIB do Brasil, o que aconteceu por causa do desenvolvimento tecnológico e pela rápida expansão do setor comercial no país. O setor primário é importante principalmente para a manutenção da balança comercial, mas sua parcela na composição do PIB é muito inferior.
Resposta - Questão 11
Alternativa B.
O desenvolvimento tecnológico impacta a todos os setores da economia. No entanto, o setor secundário, das atividades industriais, é aquele que tem maior grau de dependência com as inovações.
Resposta - Questão 12
Alternativa C.
O crescimento das áreas urbanas e urbanizadas de um território, como o do Brasil, resulta na ampliação na demanda por serviços de diferentes tipos e nos mais variados setores (saúde, educação, finanças, comunicação etc.). Além disso, o mercado consumidor cresce, pressionando a expansão do comércio.